Foto: Comunicação/Futel

Uberlândia sediará no próximo sábado (21), o Campeonato Mineiro de Ginástica Artística, nas categorias pré-infantil, infantil, juvenil e adulto, masculino e feminino, individual e por equipes. A competição, promovida pela Federação Mineira de Ginástica Artística (FMGA), será no G4 do Campus Educação Física da UFU das 7h às 14h, com entrada franca e terá participação de mais de 50 atletas do Uberlândia/Futel, UFMG (Juiz de Fora) e Minas Tênis (Belo Horizonte). O Mineiro é obrigatório para equipes que vão disputar o Campeonato Brasileiro.
Os atletas vão competir em todas as modalidades, sendo solo, salto, paralelas e trave para as meninas, além do cavalo e argola para os meninos. “Nosso objetivo é competir bem, cumprir o que treinamos diariamente e assim conquistar medalhas”, disse Mário Sérgio, professor de ginástica artística da equipe Uberlândia/Futel.
Brasileiro no Rio
O Campeonato Mineiro também serve de preparação para o Campeonato Brasileiro, que acontecerá entre os dias 25 e 29 deste mês, no parque olímpico, no Rio de Janeiro, que terá participação de atletas de todo o Brasil. A equipe Uberlândia/Futel, com dez competidores, viaja para a capital fluminense na terça-feira à noite (24), com a expectativa de conquistar bons resultados.
“A participação em campeonatos importantes como o Mineiro e o Brasileiro, acrescentam muito no rendimento e evolução dos nossos atletas”, disse Silvio Soares dos Santos, diretor-geral da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel).
A escolinha
A ginástica artística da Futel é realizada em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e as aulas acontecem diariamente no ginásio G4 do campus Educação Física. “Lá treinam alunos da escolinha, que depois podem fazer parte da equipe de alto rendimento nas categorias pré-infantil, infantil, infanto-juvenil, juvenil e adulta. As aulas são ministradas por quatro professores da Futel e o atendimento é para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos”, destaca Silvio Soares.
Tanto na escolinha, quanto no alto rendimento, os alunos treinam solo, barras paralelas e assimétricas, salto, trave, argola e cavalo e os alunos são divididos por nível de conhecimento. Atualmente, 136 alunos são atendidos no projeto. As matriculas para a iniciação no esporte estão encerradas e a previsão de abertura de novas vagas é para o primeiro semestre de 2018.