COMUNICAÇÃO DMAE

O Consórcio BT Convap Completa (BCC) responsável obra do Sistema de Captação e Tratamento de Água de Capim Branco do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), realiza, nesta quarta-feira (11), a concretagem das paredes da casa de bombas da estação elevatória de água tratada. Em 10 meses de execução, a obra já se aproxima dos 40% de conclusão.

Concretagem

São cerca de 140 metros cúbicos de concreto, 15toneladas de aço, e ao menos 70 pessoas envolvidas nesta etapa do trabalho. “Este tipo de serviço (concretagem de grandes extensões) precisa ser feito de uma única vez. Por isso envolve um número maior de pessoas. No entanto, vale salientar que a obra funciona em cadeia e temos equipes em vários outros pontos, executando outras ações”, exemplifica Paulo Afonso, engenheiro responsável pela obra.
Neste ano já foram realizadas outras grandes etapas, como a ocorrida em junho, quando foram inseridos 400 metros cúbicos de concreto (o equivalente a cerca de 960 toneladas) e 48 toneladas de ferro para a construção do tanque de decantação – já está finalizado. Esse local é utilizado no processo de tratamento de água antes da distribuição para os consumidores.
Até o final do mês deve ser realizada outra grande etapa com aproximadamente 600 metros cúbicos na concretagem do canal de captação de água bruta.

Obra

Projetada em 2012, na segunda gestão do prefeito Odelmo Leão, a obra do Sistema de Captação e Tratamento de Água Capim Branco fica às margens do rio Araguari e vai permitir, após a conclusão de sua 1ª etapa (prevista para 2019), o abastecimento de água para aproximadamente mais 500 mil habitantes.
Interligada às estações já existentes – Sucupira e Bom Jardim – garantirá abastecimento total a 1,5 milhão de pessoas. O projeto será implantado em três etapas, cada uma delas com capacidade de produzir dois mil litros de água por segundo. As obras desta primeira fase recebem R$ 264 milhões em investimentos.