Ivan Santos*

A reunião da diretoria da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (ACIUB), segunda-feira passada, foi para homenagear a Instituição Cristã de Assistência Social de Uberlândia – ICASU – que neste mês de outubro completou 50 anos de atividades nesta cidade. A iniciativa partiu do presidente da ACIUB, Fábio Pergher, que na abertura da reunião destacou a importância da Instituição como participante ativa no bem-estar social em Uberlândia.
Com a palavra, o presidente da Instituição homenageada, Antônio Naves, leu a ata da fundação da ICASU e revelou a participação de importantes representantes do clero católico, espiritas, maçons e de empresários conceituados da cidade, principalmente associados da ACIUB, na fundação da instituição que se inspirou na ICASA – Instituição de Assistência Social de Araguari, idealizada e dirigida pelo saudoso cônego da Igreja Católica, Nilo Tabuquini. Ao longo da história a ICSU migrou de associação de assistência social para organização de serviço social ao criar um programa de preparação de rapazes e moças para o mercado de trabalho. Hoje a ICASU tem mais de 200 empresas parceiras que oferecem trabalho a jovens preparados para trabalhar com eficiência.
O empresário Antônio Naves, que preside a ICASU, contribuiu decisivamente para criar o critério de instituição social autossustentável. Esta condição foi destacada pelo deputado estadual Luiz Humberto Carneiro, presente na reunião. Disse ele que “a ICASU não pede auxílio material à sociedade, mas somente oportunidade para oferecer trabalho digno aos assistidos pela instituição”. Este modelo de atuação faz da ICASU uma instituição modelar no Brasil. Com a decisão administrativa de transformar a ICASU em instituição social autossustentada, Antônio Naves e a esposa dele, Dona Selma criaram e administram uma lavanderia especializada em lavar roupas de hospitais e casas de saúde Com os recursos obtidos com a lavagem de roupas a ICASU mantém os cursos profissionalizantes oferecidos, principalmente a jovens carentes e recebe apoio do Governo pelo Programa Federal “Jovem Aprendiz” desde o ano 2000. Neste momento, por concessão da Prefeitura Municipal de Uberlândia a ICASU administra a Zona Azul de Estacionamentos com parquímetros. Para esta operação a ICASU assumiu uma parceria com a Prefeitura, através da qual os lucros obtidos na Zona Azul serão destinados a comprar medicamentos. Os recursos arrecadados na Zona Azul vão para um Fundo criado para garantir o abastecimento de medicamentos nas redes UAIs. Nos primeiros 120 dias da parceria, a ICASU repassou cerca de R$ 400 mil para a compra de medicamentos pela Secretaria Municipal de Saúde.
A ICASU administra em Uberlândia a Casa de Apoio à Mulher Vítima de Violência e a gestão da Casa Abrigo que acolhe, trata e orienta moradores de rua em situação de risco. Esta operação é subvencionada pela Prefeitura de Uberlândia. Também mantém e administra uma Comunidade Terapêutica que atende, orientar e procura recuperar dependentes químicos.

*Jornalista