Uma turma da ginástica artística da Futel treina forte diariamente no G4 da Educação Física /Foto: Comunicação/Futel

Quatro atletas do grupo de alto rendimento da ginástica artística da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), participam nesta sexta (1º) e neste sábado (2), do Campeonato Mineiro de Ginástica Artística Infanto-juvenil, em Belo Horizonte. Os representantes de Uberlândia vão competir em todas as modalidades: solo, salto, paralelas e trave (para as meninas), além do cavalo e argola (para os meninos). Os primeiros colocados em cada tipo serão premiados com medalhas e garantem vaga para o Campeonato Brasileiro.
De acordo com o professor Mário Sérgio, coordenador de ginástica artística da Futel, a expectativa é que a equipe consiga bons resultados nessa competição. “Estamos treinando forte para que os atletas consigam acertar suas séries e, assim, conquistem medalhas. Os meninos são muito bons, alguns com mais de oito anos de prática na modalidade, o que é uma vantagem importante e considerável”, disse.

Expectativa dos atletas

A equipe de alto rendimento da Futel já coleciona vários troféus, que estão expostos no ginásio de treino, no campus Educação Física da UFU. Bianca Almeida, de 14 anos, participou de muitas dessas conquistas. Esse é o terceiro Campeonato Mineiro da atleta, que está segura com sua evolução. “Eu pratico ginástica desde os seis anos e já estive em muitas competições. Atualmente, minha especialidade é o solo e eu espero conseguir dar o meu melhor. Quero voltar para Uberlândia com bons resultados e até mesmo medalhas”, comentou a atleta.
A caçulinha do grupo tem nove anos de idade. Eshylei Simão conta que se interessou pelo esporte há pouco mais de quatro anos, após ver Daiane dos Santos dando show na televisão. Essa é a primeira vez da ginasta no Campeonato Mineiro e, apesar do nervosismo, a garota mostra confiança. “Depois que vi a Daiane, pedi para a minha mãe procurar um lugar para eu fazer ginástica. Meu sonho é um dia me tornar atleta profissional e participar de grandes competições, assim como ela”, expõe a jovem esportista. Além das duas atletas, Guilherme Vitório e Gabriele Moraes também participarão da competição.

A escolinha

A ginástica artística da Futel funciona em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e as aulas são realizadas diariamente no ginásio ‘G4’ do campus Educação Física. “Lá treinam alunos da escolinha, que depois podem fazer parte da equipe de alto rendimento nas categorias pré-infantil, infantil, infanto-juvenil, juvenil e adulta. As aulas são ministradas por quatro professores da Futel e o atendimento é para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos”, disse Silvio Soares, diretor-geral da Futel.
Tanto na escolinha, quanto no alto rendimento, os alunos treinam solo, barras paralelas e assimétricas, salto, trave, argola e cavalo e os alunos são divididos por nível de conhecimento. Atualmente, 136 alunos são atendidos no projeto.