Servidores municipais participam de treinamento sobre eSocial e recebem informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais serão unificadas em formulário eletrônico.
A Secretaria de Administração (SMA) de Uberlândia vai promover nos dias 24, 28 e 30 de agosto, capacitações com servidores municipais sobre o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). O tema integra o projeto do Governo Federal de formulário eletrônico e unificação das informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais.
Os servidores e gestores responsáveis pelo setor de recursos humanos e assessoria financeira vão participar dos treinamentos para se atualizarem das normas. A partir de 2018, o sistema, antes usado somente para a contratação de empregados domésticos, será exigido às grandes empresas (faturamento superior a R$ 78 milhões em 2016).
Com o eSocial, os empregadores devem comunicar o Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS. O preenchimento e envio dos dados é feito por meio de um único sistem, destinado às autoridades competentes, como Receita Federal, Ministério da Previdência Social, Instituto Nacional do Seguro Social, Ministério do Trabalho e Emprego e Caixa Econômica Federal.