Marília Alves Cunha …

São dias preocupantes que parecem não acabar nunca, apesar das rezas que tenho feito todos os dias para os meus santinhos prediletos. Peço paz para o mundo, peço norte para o Brasil, peço que muros sejam derrubados e pontes erguidas, peço justiça social, liberdade, fraternidade. Perpassam minhas orações mil coisas bonitas que poderiam acontecer neste planeta majestoso, que nos foi entregue para ser um paraíso, infelizmente habitado por seres humanos que preferem vê-lo transformado em pouco menos que um inferno, se é que inferno existe. Semana triste de atentados terroristas na bela e iluminada Espanha, na emblemática “Las Ramblas”, centro de vida em Barcelona. A morte chegou atropelando inocentes e espalhando pânico, dor, medo, insegurança. Um tipo de ataque que não só atinge as vítimas diretamente atingidas, mas que abala emocionalmente todos nós. E este é o objetivo maior do terrorismo: despertar o terror no maior número de pessoas possível. Cada um de nós sente-se agredido e emocionalmente atingido por este vendaval de ódio, furor e intolerância que campeia pelo mundo. Nosso sentimento de solidariedade ao belo país, tão brutalmente atacado.
Intolerância e ódio que também compareceram ao triste espetáculo de racismo, protagonizado pelos “supremacistas brancos” na Virginia, EEUU. É desalentador! Quando a gente pensa na possibilidade de um mundo melhor, onde ser humano seja ser humano, sem estigma de raça, credo, classe social, estes incidentes plenamente reprováveis nos fazem voltar e nos sentirmos em marcha-ré, constantemente dando passos atrás, cada vez mais distanciados de um ideal elevado, no qual a raça de um indivíduo não pode jamais definir e justificar a sua posição social.
E vamos ao Brasil! A composição do Congresso Nacional é vista hoje, como a mais atrasada, obscura e desacreditada em todo o período republicano. E é esta mesmo que está debatendo, discutindo e propondo reformas na lei eleitoral. Como escreveu dia destes um leitor de jornal, reforma política realizada por políticos é o mesmo que reforma nos Códigos Penal e Processual feita por criminosos. Pelo que temos visto, o intento da turma é assegurar a desonesta prevalência de seus interesses. Valha-nos Deus, pobre nação brasileira, a olhar compassiva os despautérios cometidos pela classe que, dizem, nos representa…
Mas nem tudo é triste assim! Em meio a tudo isto volto meu olhar para a homenagem que o jornal Folha de São Paulo prestou ao nosso poeta maior, Carlos Drummond de Andrade, nos 30 anos de seu desaparecimento. Eu não sabia e gostei de saber de alguns aspectos da personalidade do grande autor, do “mundo subterrâneo” que se esconde entre os 4.000 volumes de sua biblioteca, hoje guardada no Instituto Moreira Salles, no Rio de janeiro. Como eu e muitos, ele guardou uma flor amassada entre as páginas de um velho livro, lembrança tirada da sepultura de sua mãe. Presente o seu interesse pelos bichos. O poeta era defensor dos animais e dedicou a eles grandes momentos de sua literatura. Chegou a editar um jornalzinho “A voz dos que não falam”, em defesa da causa, pensando em “infinitas coleções de animais que sofrem em todos os lugares da terra e não podem dizer que sofrem e por isto sofrem duas vezes…” Em 1961, ocasião em que um astronauta russo viajou para o espaço sideral, Drummond guardou a esperança de que a façanha do soviético despertasse nos homens o amor pelos beija-flores. E escreveu lindamente: “O beija-flor/ velha amizade nossa/ não é comuna nem capitalista…/ não quer conquistar o ignoto – e como voa!” Escreveu um manifesto em defesa dos pássaros engaiolados( lembrando que a Constituição não permite prisão perpétua). Era encantado pelo circo, seus bichos e sua gente, colecionava gírias, caricaturas e se espalhava em vários outros temas. A reportagem da FSP, mostra uma primorosa entrevista que Drummond concedeu a uma cadelinha chamada Suzy. A cadelinha termina a entrevista com um convite: “Você é um sujeito muito bacana e muito compreensível e por isso gostaríamos de nomeá-lo nosso filósofo oficial. Você aceita?” – Respondeu o poeta: “Obrigado. Mas o melhor é vocês dispensarem a filosofia e continuarem simplesmente integrados á natureza – coisa que nós, supostamente superiores, raramente sabemos fazer”.
Não conhecia esta tocante parte da personalidade do nosso Drummond, mineiro de Itabira, poeta genial na sua grandeza e na sua simplicidade. Fiquei mais feliz, neste 17/08. O mundo produziu e ainda pode produzir gente assim…

*Educadora