Foto: Araípedes Luz/SecomPmu

A Prefeitura de Uberlândia mantém a capacitação de educadores da rede municipal, para trabalhar, em sala de aula, atividades do ‘Aprender a Fazer’. O programa foi lançado na última sexta-feira (7) e tem objetivo de trabalhar ensinamentos de empreendedorismo e outros conteúdos inovadores aos alunos do quinto ano do município. Nesta manhã, 210 educadores estiveram presentes na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), no bairro Tibery, para assistir a um seminário que ensina conceitos teóricos sobre o tema.
Ao todo, 210 servidores municipais, incluindo pedagogos, diretores e professores estiveram presentes. O seminário é a primeira parte da capacitação. Durante julho e agosto, os professores das 53 escolas municipais freqüentarão oficinas práticas para ampliar seus conhecimentos sobre espírito empreendedor, além de se familiarizarem com a didática proposta pelo programa. As oficinas serão divididas em seis turmas e também servirão para acompanhar as primeiras atividades realizadas pelos alunos.
No total, cinco mil crianças serão contempladas pelo programa a partir do segundo semestre deste ano.Todo o projeto, nesta primeira etapa, foi idealizado em parceria com o Sebrae. O conteúdo será lecionado aos estudantes de forma interdisciplinar, dentro das disciplinas já existentes na grade curricular. “O professor vai ser capacitado para trabalhar de forma contextualizada dentro do conteúdo que estiver lecionando. Isso é essencial para que os alunos se percebam como cidadãos e interajam objetivamente com o seu meio”, explicou a secretária municipal de educação, Célia Tavares.
No fim do ano, o programa organizará uma feira conjunta, na qual os alunos de todas as escolas contempladas terão oportunidade de mostrar o resultado de suas atividades realizadas em sala de aula. Além de empreendedorismo, as próximas etapas do programa contemplarão ensinamentos de educação financeira e corporativista viabilizadas em parceria com outras instituições.