Novo formato da formação continuada será apresentado na segunda-feira (26).
Cursos foram atualizados para melhor atender a educação municipal. A Secretaria Municipal de Educação (SME) apresenta na segunda-feira (26) as mudanças promovidas na formação continuada, que agora trabalha no lema “Saberes e Fazeres na Educação”. Os cursos foram atualizados para contribuir com um melhor processo de ensino e de aprendizagem na rede municipal de ensino. O evento será às 18h, no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe) na avenida Professor José Inácio de Souza, 1.958, bairro Brasil.
As mudanças refletem uma nova metodologia pedagógica dos cursos, que agora estão mais abrangentes e diversificados. Segundo a assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME), Rosana Torquete, a nova formação continuada atende profissionais que atuam desde os primeiros anos da educação infantil até a conclusão do ensino fundamental. “Elaboramos uma grade diferenciada para cada segmento. Assim contemplaremos todos os servidores”, disse.
Inicialmente, os cursos ofertados terão 30 horas de duração, sendo que cada participante poderá escolher o tema de seu interesse. As aulas serão mensais (de junho até novembro deste ano) e ministradas por profissionais da Prefeitura ou convidados.
Para se chegar ao novo formato, a assessoria pedagógica da SME foi reorganizada entre os meses de janeiro e fevereiro. Agora, uma equipe atua no Cemepe e atende demandas relativas à orientação e capacitação. Outro grupo visita escolas e faz levantamentos de sugestões e necessidades, além da observar as experiências vividas pelos profissionais nas unidades de ensino. Posteriormente, os grupos se reúnem para desenvolver projetos, entender os desafios e colocar iniciativas em prática com foco na melhoria dos processos na rede municipal. Nos meses de março e abril, ocorreram aplicações de diagnósticos institucionais para levantamentos. Já em maio, a estrutura da formação continuada foi refeita e começará a ser aplicada a partir de agora.

Formações mensais

O Cemepe oferece ainda outras formações continuadas em encontros mensais e segmentados para cada classe profissional.