Foto: Araípedes Luz

Cerca de 60 mil alunos da rede municipal de Uberlândia recebem uma merenda escolar com qualidade ainda melhor nas mais de 120 escolas de Uberlândia. Dentre os fatores que permitem o consumo de refeições balanceadas e saudáveis, podem ser apontados o cuidado e a capacitação permanente de profissionais que atuam nas cantinas das unidades educacionais. De modo contínuo, a Secretaria Municipal de Educação (SME) oferece o ‘Curso de Manipuladores de Alimentos’ aos merendeiros. Desde o início de maio, auxiliares de serviços administrativos (ASAs) e funcionários de 33 ONGs subvencionadas pela prefeitura participam de mais um ciclo do workshop sobre boas práticas no preparo dos lanches. O segundo módulo dessa capacitação aconteceu nesta quinta-feira (18).

Molho de beterraba

As aulas são ministradas no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe). O curso tem carga horária de 40 horas e validade de dois anos. “É um curso muito bom para aperfeiçoar nosso trabalho. Para nós, a escola é como nossa família e os alunos como nossos filhos. Por isso queremos oferecer o melhor a eles”, disse, Ângela Maria de Almeida, ASA da Escola Municipal Professor Horlandi Violatti. Mãe de João Gabriel, de nove anos, ela garante que o aprendizado é tão amplo que utiliza as lições do curso em casa, principalmente na hora de preparar as refeições da família.
O curso aborda itens como manipulação, higiene, métodos corretos de conservação, economia no uso de produtos, menor desperdício e outras informações relativas ao cumprimento da resolução 216, de setembro de 2004, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Pensamos na aceitação do lanche pelas crianças. É para elas que produzimos os alimentos e queremos trazer aquilo que tem bom valor nutricional, estimulando a ingestão variada de frutas, verduras, cereais e carne para formar o paladar dos pequenos”, contou a diretora da Horlandi Violatti, Sandra Martins Alves.