Informações e foto: Ascon/PMT

A Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, e as Secretarias de Saúde, Cultura, Educação, em parceria com o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, com o Conselho Tutelar, promoveu a caminhada em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – 18 de maio.
As concentrações se deram na Praça Nossa Senhora da Abadia, e na Praça Dr. Raul Carneiro, e a caminhada teve encontro na Praça João de Barros Ferreira, onde ocorreram palestras explicativas sobre o tema nacional e sobre o cuidado com nossas crianças e adolescentes. Participaram do evento as escolas municipais, estaduais, particulares, autoridades locais, vereadores, secretários, servidores do CRAS, CREAS, NASF, Conselho Tutelar e vários apoiadores da causa.
Segundo a organização nacional do evento, “O dia 18 de maio foi instituído em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do Ecpat no Brasil. O evento foi organizado pelo Centro de Defesa de Crianças e Adolescentes (CEDECA/BA), representante oficial do Ecpat, organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais, surgida na Tailândia. O encontro reuniu entidades de todo o país. Foi nessa oportunidade que surgiu a ideia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil”.
De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, essa comemoração tem como objetivo convocar a memória nacional para esse fato de abuso e exploração sexual infantil, “Temos, como slogan da campanha, Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes. Tal chamada nos remete a conclamar toda a sociedade para que, juntos das autoridades e da comunidade como um todo, possamos prevenir e assim enfrentar o problema da violência sexual que é praticada contra crianças e adolescentes”, comenta a Secretária Daniela Rodrigues.
A campanha 18 de maio traz como símbolo uma flor, fazendo lembrança aos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade, proximidade e identificação com a causa, segundo a mobilização nacional. Para alcançar esse objetivo, é necessário que a sociedade em geral Faça Bonito na proteção de nossas crianças e adolescentes.